Depois de julho com bandeira amarela, a Agência Nacional de Energia Elétrica anuncia que agosto terá bandeira verde, sem cobrança extra na conta de luz.
A agência justificou que as condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País, incluindo o volume de chuvas na Região Sul permitem retornar à bandeira verde. – Neste mês de julho, houve o acionamento da bandeira tarifária amarela pela primeira vez desde abril de 2022. A classificação "amarela" indica condições de geração de energia menos favoráveis e, na prática, leve a um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia. O acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, tende a pressionar o custo.
Apesar da região já contar mais de 100 dias de estiagem, as principais usinas da região apresentam bom volume útil de armazenamento de água em seus reservatórios para geração de energia.
A melhor situação é em Ilha Solteira, no Rio Paraná, com o reservatório apresentando 88% de volume útil.
A Usina de Água Vermelha, no Rio Grande, região de Fernandópolis, está com volume útil em 53%. Outras usinas do sistema Grande apresentam a seguinte situação: Marimbondo está com 40%; Furnas 62,9% e a Mascarenhas de Moraes com 73%.