Política

Após recesso, Câmara volta e mantém sessões às 12 horas



Após recesso, Câmara volta e mantém sessões às 12 horas

O segundo semestre legislativo em Fernandópolis será aberto na terça-feira, 4, após recesso de julho. O presidente do legislativo, vereador Ademir de Almeida (PP) confirma a manutenção do horário das sessões para às 12 horas com restrição de acesso ao público. 
Desde o início da quarentena em março, a Câmara transferiu as sessões das 20 horas para as 12 horas e com tempo restrito. A maioria delas não passava de 30 minutos, apenas o tempo necessário para as deliberações. 
A novidade no retorno é que os vereadores vão ganhar tempo para uso da tribuna. Com a aproximação das eleições e com 12 dos 13 vereadores sendo candidatos à reeleição, a tribuna da Câmara é uma forma de comunicação com o eleitor, já que as sessões são transmitidas por emissora de rádio e pela internet. Cada vereador, segundo Almeida, disporá de 5 minutos para discutir requerimentos. 
Nesta semana, o secretário do Meio Ambiente Luiz Sérgio Vanzela, esteve na Câmara esta semana para tirar dúvidas dos vereadores sobre dois projetos que tramitam no legislativo sobre meio ambiente. Um trata da vegetação urbana e o outro é sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Vanzela fez uma demonstração de algumas ações que serão implantadas com a aprovação do Projeto para aplicar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e apresentou uma redução de 30% nos gastos com gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e um aumento de 56,7% nas receitas com a reutilização/reciclagem. Seis vereadores acompanharam a explanação. 
Também tramita na Câmara o projeto de abertura de crédito para transferência de R$ 173.174,21 para a Santa Casa e AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer -, equivalente ao percentual de 2% do montante do lucro operacional da Sabesp em Fernandópolis referente ao exercício de 2019. O recurso foi depositado na conta da prefeitura em 7 de julho. Foi pedido urgência no projeto dada as necessidades das duas entidades atendidas pelo projeto de transferência.  Essa transferência foi inserida na última renovação da concessão da Sabesp em Fernandópolis.