Geral

Após surto em 2019, Fernandópolis faz plantão contra o sarampo



Após surto em 2019, Fernandópolis faz plantão contra o sarampo

Fernandópolis registrou surto com 89 casos de sarampo em 2019, conforme balanço da Secretaria Estadual de Saúde e foi a cidade com maior surto, seguida por Rio Preto e Votuporanga. Na região noroeste foram confirmados em 2019, 256 casos de sarampo.
Para bloquear o surto, uma nova campanha de vacinação foi lançada pelo governo federal que começou na segunda-feira e se estende até o dia 13 de março. Neste sábado, 15, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde – de Fernandópolis e Brasitânia estão abertas das 8 às 17 horas.  A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. 
O público-alvo desta primeira etapa é composto por crianças a partir de 5 anos a jovens de até 19 anos de idade. Porém, toda a população a partir de seis meses de vida até os nascidos a partir de 1960 podem procurar as unidades de saúde para atualizarem suas carteiras de vacinação.
Apesar de registrar 256 casos de sarampo em 2019, não houve nenhuma morte em decorrência de complicações do sarampo na região, mas 14 pacientes faleceram no Estado desde agosto.
A vacina é a única forma de prevenir o sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença, que é considerada infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer