Saúde

Após surto em 2019, Fernandópolis inicia vacinação contra sarampo



Após surto em 2019, Fernandópolis inicia vacinação contra sarampo

Fernandópolis fechou 2019 registrando surto com 89 casos de sarampo, conforme balanço da Secretaria Estadual de Saúde e foi a cidade com maior surto, seguida por Rio Preto e Votuporanga. Na região noroeste foram confirmados em 2019, 256 casos de sarampo.
Para bloquear o surto, uma nova campanha de vacinação foi lançada pelo governo federal a partir desta segunda-feira, 10. 
A campanha foca em alerta e orientações a população sobre a importância da vacina, que é a principal medida de prevenção.
A partir desta segunda-feira, 10, até o dia 13 de março, uma nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizada no país.  Em Fernandópolis, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todos os postos de saúde. 
O objetivo é imunizar crianças de 5 anos a jovens de 19 anos. Também haverá um Dia D, no sábado, dia 15, com todas as Unidades Básicas de Saúde abertas atender a referida faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, quem já tomou duas doses da vacina não precisa se vacinar novamente. 
Apesar de registrar 256 casos de sarampo em 2019, não houve nenhuma morte em decorrência de complicações do sarampo na região, mas 14 pacientes faleceram no Estado desde agosto.