Saúde

Após três meses, região tem índice de "fase amarela". Governo anuncia hoje a nova classificação



Após três meses, região tem índice de "fase amarela". Governo anuncia hoje a nova classificação

O governo do Estado deve anunciar nesta sexta-feira, 4, a nova classificação do Plano São Paulo. Depois de três meses estagnada na fase laranja, com restrições, a região deve avançar para a “fase amarela”, que libera bares, restaurantes e academias.

Nesta quinta-feira, a região registrou queda de ocupação de leitos de UTI. De 78% na quarta-feira, ontem a região registrava 73,2% de leitos ocupados, suficiente para avançar na flexibilização. Para avançar para a fase amarela, a condição é ficar abaixo de 75% de ocupação de leitos. 

Em Fernandópolis, depois de vários dias com 100% dos leitos ocupados, a Santa Casa informou que nesta quinta-feira, que o índice caiu para 70%. Houve redução no número de pessoas internadas. Em entrevista à Rádio Difusora, o médico infectologista, Márcio Gaggini disse que o avanço para a fase amarela implica em manter os cuidados para não ter que retroceder. “Agora é precaução, precaução e precaução. Estamos saindo do platô, mas não podemos relaxar”, alertou.

O anuncio do governo vai ocorrer durante a entrevista coletiva no início da tarde. A medida é aguardada com expectativa por comerciantes de setores que estão fechados deve o início da pandemia, em março.

Região tem índices para avançar para a fase amarela