Cultura

Aposentado recicla materiais para fazer esculturas e sonha em mostrar sua arte na televisão



Aposentado recicla materiais para fazer esculturas e sonha em mostrar sua arte na televisão

Há cerca de 15 anos o aposentado Milton Rodrigues, após trabalhar durante anos como construtor em Fernandópolis decidiu começar a construir seus sonhos com as próprias mãos. 
Utilizando material reciclado como folhas de jornal, arame, cola, papelão, cartela de medicamentos, cone de barbante, cola e tinta, o aposentado constrói cavalos, charretes, roda gigante, carrossel, Lampião, Maria Bonita e carros antigos. Todos feito à mão, com uma técnica desenvolvida por ele próprio. “Vejo alguma coisa e pela ideia minha eu faço as peças”.

Aos 83 anos de idade, Milton conta que a primeira peça que fez foi um carrossel e que a produção de uma peça pode levar até três dias de trabalho. “Meu objetivo não é vender e sim que as pessoas conheçam meu trabalho. Quero aparecer na televisão e, quem sabe, até no cinema, com minhas peças”, disse o aposentado. 
Carismático, o senhor Milton sonha com esse reconhecimento de seu trabalho e, para isso, já possui dezenas delas produzidas aguardando o grande dia em que uma emissora irá captar imagens para exibir na TV. “As peças que estão em casa são para a filmagem da televisão. Se alguém quiser comprar alguma delas faço por encomenda”, destaca. De acordo com Milton os preços variam a partir de R$ 150. 

Autodidata, Milton disse que sempre gostou de trabalhos manuais e que hoje a arte é seu passatempo. “Você pode andar o mundo todo que você não vai encontrar nada parecido com isso aqui. Meu trabalho é retratar ícones da nossa cultura e que fizeram parte da minha vida”, completa.