Meio Ambiente

Araras-Canindé estão se reproduzindo nos ninhos montados pela prefeitura



Araras-Canindé estão se reproduzindo nos ninhos montados pela prefeitura

Em 2017, a prefeitura de Fernandópolis iniciou um projeto para a instalação de ninhos para aves, em especial para as araras-canindé, em alguns pontos estratégicos da cidade. Na época, foram escolhidas árvores nas praças Joaquim Antônio Pereira e Aparecida. Essa semana durante o monitoramento nos ninhos mais antigos, a equipe encontrou vários ovos de araras num ninho e em outro foram encontrados vários filhotes de araras-canindé.

O projeto chamado de ‘Cidade dos Pássaros’ tem como objetivo gerar oportunidades para que as aves pudessem encontrar abrigo para a reprodução da espécie. Após quatro anos e meio de sua implantação, o projeto chegou a vários bairros da cidade, e hoje, os moradores e visitantes já começam a observar um aumento significativo de pássaros sobrevoando a cidade, em especial, uma grande presença das araras-canindé em Fernandópolis.

Nesta semana, cinco novos ninhos foram instalados com o apoio da equipe de paisagismo da Prefeitura, principalmente na praça central. Em breve, o projeto também será levado ao Distrito de Brasitânia. “O Cidade dos Pássaros é uma devolução de tudo aquilo que a natureza nos oferece. Implantamos em Fernandópolis uma experiência em 2017 e fomos observando que tudo deu certo. Com o passar do tempo, estamos constatando o aumento de pássaros e verificando que os ninhos são totalmente funcionais”, destacou o prefeito André Pessuto.

De acordo com o coordenador do projeto Adauto Cassimiro, o objetivo é levar mais casinhas de pássaros aos bairros da cidade e dar continuidade ao monitoramento. “Agradeço ao prefeito André por acreditar nesse projeto e por dar continuidade a ele. Vamos continuar instalando as casinhas, e ainda, monitorando as aves que estão se reproduzindo e consequentemente monitorando seus filhotes”, ressaltou Cassimiro.

ARARA-CANINDÉ

A arara-canindé é uma ave também conhecida em algumas regiões como ara-ararauna. É considerada uma das espécies mais espertas da fauna brasileira. Suas populações estão diminuindo em alguns países, por isso, já existem trabalhos específicos para a reprodução da espécie, como o caso de Fernandópolis. Por ser uma ave que se desloca a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação, acabam se tornando presas fáceis de outras aves.