Saúde

Arrastão contra dengue vai durar 25 dias



Arrastão contra dengue vai durar 25 dias
Durante 25 dias, duplas formadas por um agente de controle de vetores e um auxiliar percorrerão residências da cidade coletando recipientes que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. No ano passado, mais de 33 quilos de recipientes foram coletados. O arrastão é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Diretoria Municipal de Saúde, que terá início dia 22 de abril e vai até o final de maio.

Serão visitadas 1.638 quadras. Assim como em 2007, a Brasilândia será o primeiro bairro visitado. Depois de percorrer todos os bairros de Fernandópolis, o arrastão se encerra no distrito de Brasitânia. Para que a população possa acompanhar o cronograma do arrastão será divulgado nas rádios, com um dia de antecedência, o bairro que será visitado pelo arrastão na data específica. A campanha acontecerá sempre no período das 9h às 15h. Um carro de som também fará a divulgação nos bairros, informando o dia que acontecerá a visita naquela região.

O trabalho de intensificação de ações tem como objetivo manter o baixo número de casos de dengue no município que, de acordo com dados da equipe da Saúde Coletiva da Diretoria Municipal de Saúde, sofreram redução de 96%. Enquanto em março de 2007 foram confirmados 339 casos de dengue, neste ano, esse número caiu para 14 casos positivos da doença, sendo que duas confirmações são referentes a pessoas de cidades vizinhas.

Além de recolher possíveis criadouros do mosquito da dengue, a equipe passará orientações aos moradores sobre cuidados e providências que devem ser tomadas em relação à limpeza e conservação do imóvel, para evitar a proliferação do aedes aegypti.