Artigos

Artigo - INSS: PROVA DE VIDA VOLTA A SER OBRIGATÓRIA



Artigo - INSS: PROVA DE VIDA VOLTA A SER OBRIGATÓRIA

SUZILENE MARA DA ROCHA PAVANELLI - ADVOGADA
A prova de vida voltou a ser obrigatória nesta terça-feira (1º de junho) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Beneficiários que não realizarem o procedimento podem ter seus pagamentos bloqueados.
A prova de vida não foi suspensa. Milhões de segurados fizeram sua prova de vida no ano de 2020 e neste ano de 2021. Com as medidas de restrição e circulação por causa da pandemia o INSS realizou os pagamentos desde março de 2020, sem ocasionar bloqueio do pagamento, suspensão ou cessação do benefício. Essa medida é realizada desde o ano de 2012 pelos beneficiários, visando evitar fraudes no recebimento do benefício. O que retorna agora é a rotina de bloqueio, suspensão e cessação do benefício, para quem não fizer a prova de vida.
A prova de vida é uma determinação obrigatória para aqueles que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Essa prova deve ser feita todos os anos para comprovar que estão vivos e podem continuar recebendo o benefício.
Como fazer minha prova de vida?
Será possível realizar o procedimento de duas maneiras.  Em uma delas, o segurado poderá ir à agência onde recebe o seu benefício para fazer a prova de vida, bastando apresentar um documento oficial com foto e comprovar os dados registrados no sistema do INSS. Também poder ser realizada online, no entanto, vem sendo feita por grupos específicos, baixando o aplicativo do Meu INSS e do Gov.Br e estar cadastrado no aplicativo e no site.
Cronograma do INSS para a realização da prova de vida.

O que acontece se não realizar a prova de vida?
O segurado poderá ter seu benefício do INSS suspenso e bloqueado. Portanto, o segurado que por algum motivo perder o prazo para realizar a prova de vida deverá requerer a reativação do benefício pelo aplicativo Meu INSS, apresentando documentos pessoais e comprovante de residência. Após concluir o procedimento pelo aplicativo, deverá comparecer ao banco por onde recebe o benefício.
É possível fazer prova de vida em domicílio?
Sim. Os beneficiários com mais de 80 anos ou aqueles com idade a partir de 60 anos, que tenham alguma dificuldade de locomoção, desde que comprovada por atestado médico, podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência ou local informado para a realização da comprovação de vida ou cadastrar um procurador no INSS.
Em casos de dúvidas, o segurado deve procurar os canais de atendimento, disponíveis no site, aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135.