Solidariedade

“As Belas da Bola” realizam campanha pela luta contra a pobreza menstrual



“As Belas da Bola” realizam campanha pela  luta contra a pobreza menstrual

O time de futebol feminino de Fernandópolis “As belas da bola” do Projeto Formiguinhas de Futebol, lançou no início d esse mês a campanha ‘Meninas de hoje, Mulheres do amanhã’, que tem como objetivo arrecadar absorventes higiênicos para a população carente e economicamente vulnerável. Neste sábado, 17, das 8h às 10h, será realizada uma ação nos supermercados da cidade para divulgar a campanha.
Já estão disponíveis as caixas para arrecadação nos supermercados Pessotto Cohab, Flex, Extra e Max, Pejô, Santa Cecília, Mini Mercado Araguaia e Mini Mercado Filetti. “Também serão colocados pontos de arrecadação em farmácias e outros supermercados do município. Pedimos a colaboração de todos para que nossas meninas tenham seus direitos e dignidade preservados durante um processo tão natural de transformação, que faz da menina, mulher”, destaca Neusa Vieira, uma das idealizadoras do projeto.
As doações serão recolhidas mensalmente e entregues nas unidades do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – para que lá seja um ponto de referência para essas jovens que necessitam das doações.
 

Outra ação no mesmo segmento em Fernandópolis acontece na loja de moda íntima, Diva Donna, que realiza a campanha ‘Doe amor. Doe uma calcinha’, que visa arrecadar calcinhas novas para doação. O cartaz, disponível na loja, diz o seguinte enunciado: “Pela proteção da saúde da mulher, não podemos doar peças usadas de calcinhas. Por isso a Diva Donna, em parceria com as entidades da cidade promove a campanha ‘Doe amor. Doe uma calcinha’”. Algumas entidades já foram beneficiadas com a campanha, como: Associação Maria João de Deus, Casa da Criança Auta de Souza e Promoção Humana Santo Expedito.

POBREZA MENSTRUAL
Em 28 de maio de 2021, o Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA - e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF - lançaram a relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”. De acordo com o relatório, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não tem acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, o que inclui também a falta de acesso a absorventes.
No mês passado o governo do estado de São Paulo lançou a campanha ‘Dignidade Íntima’, que garante o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola para compra e distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede estadual.

BELAS DA BOLA
‘As Belas da Bola’ é o time de meninas do Projeto Formiguinhas de Futebol, que atende hoje cerca de 80 crianças e adolescentes de 05 a 16 anos, de ambos os sexos, de todo município de Fernandópolis e suas famílias. Além o esporte, onde são ensinados técnicas específicas do futebol e disciplina, as crianças e adolescentes recebem suporte no acompanhamento escolar, atendimento psicológico, odontológico, orientações nutricionais e cuidados de podologia, através de uma equipe multiprofissional de voluntários.