De acordo com nota publicada na última edição do Jornal de Jales, o ex-vereador Flávio Prandi Franco, daquela cidade, e que atualmente é assessor do deputado Rodrigo Garcia, tenta combater a ação de políticos de Fernandópolis que lutam pela retomada da Vigilância Sanitária, que foi transferida meses atrás para Jales, já que pelo menos 16 funcionários moram em Fernandópolis.
De acordo com a nota, o assessor parlamentar do deputado Rodrigo Garcia e designado para montar comissões provisórias do partido Democratas, ex-PFL, em 39 municípios, o zootecnista Flávio Prandi Franco, o Flá, passou a ter bom trânsito na região. Por isso, ao tomar conhecimento da tentativa de Fernandópolis de ficar com as estruturas da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Apoio às Operações Regionais/Naor, o prefeiturável do DEM está saindo de cidade em cidade, colhendo assinaturas de prefeitos e presidentes da Câmara para manter aqueles esquemas em Jales. Por enquanto, já fez o serviço em nove dos 22 municípios.
Rodrigo Garcia, nas eleições de 2006, contou com o apoio de importantes cabos eleitorais de Fernandópolis, entre os quais Luiz Vilar, pré-candidato a prefeito. Garcia obteve cerca de 1,5 mil votos no município.