Geral

Associação de Amigos convoca entidades para debater projeto do CDP



Associação de Amigos convoca entidades para debater projeto do CDP
A possibilidade da criação em Fernandópolis de um Centro de Detenção Provisória será discutida em reunião da entidade no próximo dia 13 na OAB

A Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, por iniciativa do atual presidente, o advogado José Humberto Merlim, enviará ofícios a todas as entidades e clubes de serviço da cidade, convocando seus representantes para uma reunião na sede da 45ª Subsecção da OAB, no próximo dia 13.

O objetivo é debater os prós e contras do advento de um CDP – Centro de Detenção Provisória, que está sendo reivindicado junto ao governo estadual por um grupo de delegados da região.

“No ofício, já passamos a pauta da reunião, para que os diretores das entidades debatam o assunto internamente e possam chegar à reunião do dia 13 com uma proposta definida”, explicou Merlim.

Depois da rebelião ocorrida em abril, quando 47 detentos se amotinaram e atearam fogo ao presídio, a Cadeia Pública de Fernandópolis foi desativada por decisão governamental. Os presos foram transferidos para presídios da região – Guarani D’Oeste, Estrela D’Oeste e Indiapor㠖 cuja capacidade, entretanto, é reduzida.

A questão acendeu o debate na cidade, especialmente nos meios forenses. O objetivo da Associação de Amigos é estabelecer uma posição dos representantes da sociedade na reunião do dia 13 e levá-la às autoridades competentes.

Os delegados partidários da criação do CDP justificam-se, entre outros argumentos, com a falta de policiais para servir de escolta aos detentos, nas constantes idas e vindas ao Fórum da Comarca e aos presídios de Estrela D’Oeste (distante 18 km), Guarani D’Oeste (36 km) e Indiaporã (46 km).