A quarta-feira, 22 de maio, Dia da Cidade, começa com ato cívico na Praça Joaquim Antonio Pereira com a presença das autoridades, hasteamentos das bandeiras e homenagens ao fundador.
Logo em seguida, os católicos de Fernandópolis celebram o Dia da Padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia. A missa das rosas, como é conhecida, é tradicionalmente celebrada às 8h30 horas da manhã, pelo padre Natalino e todos os padres da cidade e da diocese.
“O povo vem com muita fé para ouvir a palavra de Deus, para fazer comunhão com Jesus Cristo e para justamente pedir a interseção de Santa Rita, a santa das causas impossíveis. A devoção é muito forte, mas temos que entender que Santa Rita unge a nossa vida, está presente no coração do nosso povo, trazendo a rosa vermelha como símbolo. Tem a benção das rosas, que os fiéis recebem na chegada à Matriz”, diz o padre.
No ano passado, Fernandópolis ganhou o memorial de Santa Rita, defronte a igreja, com imagens que contam a história da santa.
Logo após a celebração da padroeira, a Igreja promove o tradicional almoço (frango assado e macarronada) no Centro Pastoral da Aparecida.
MENSAGEM
A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria de Comunicação divulgou nesta terça-feira, 21, mensagem pelo aniversário da cidade. Veja na integra:
Fernandópolis: 85 anos de uma linda história
Aos 85 anos comemoramos ‘Bodas de Girassol’, uma flor que simboliza lealdade, vitalidade e felicidade, sentimentos que compartilhamos nesta quarta-feira, 22, data em que Fernandópolis celebra mais um ano de vida.
Em 1943, por meio do interventor Fernando Costa, nascia Fernandópolis, uma unificação dos dois patrimônios primitivamente rivais, Brasilândia e Pereira. O café foi, durante muitos anos, a principal fonte de renda, mas devido aos diferentes tipos de solo e a necessidade do próprio abastecimento, foram sendo introduzidas novas culturas, se transformando em uma cidade que hoje é economicamente agrícola, comercial e industrial.
Fernandópolis conta hoje com mais de 71 mil habitantes, possui uma área territorial de 550 km², uma cidade pacífica que tem conquistado grandes feitos nos últimos anos.
Com uma administração municipal que trabalha em busca do desenvolvimento, a Prefeitura tem investido ativamente na Educação, com a construção de novas escolas, reformas e melhorias nas já existentes; benfeitorias na Saúde com novos núcleos de atendimento e capacitação profissional; no Desenvolvimento, índices satisfatórios e sempre entre os primeiros municípios da região em geração de empregos.
No Meio Ambiente, o ‘Disque Árvores’ e a coleta seletiva de lixo são importantes fatores que classificam a cidade como referência em sustentabilidade e preservação. A área assistencial é formada por unidades de atendimento e acompanhamento às famílias na busca dos seus direitos.
O turismo também está começando a ganhar destaque em Fernandópolis, exemplos como o ‘Mirante do Paredão’, visitações em propriedades privadas rurais, clubes aquáticos e a tão esperada reinauguração da Represa, que acontecerá no mês de junho.
O calendário de eventos anuais também atrai a cada edição um número maior de participantes, agregando famílias com opções de lazer, cultura e atividades esportivas.
Fernandópolis, terra de Fernando e de muitos outros nomes e povos. É uma cidade cheia de encantos de gente acolhedora, trabalhadora, cheia de ideais, sonhos, solidária e que tanto batalha pelo crescimento e desenvolvimento de sua terra.
“Cheguei a Fernandópolis ainda criança, meu pai veio trabalhar na colheita de café e aqui estou, hoje aposentado, pai de dois filhos e dois netos, tenho minha casa no bairro Ubirajara há quase 50 anos, amo e defendo essa terra mais que tudo na vida. Tenho orgulho de viver aqui”, disse o morador Antônio Miguel.
“Sou nascida e criada em Fernandópolis, fui estudar fora, encontrei desenvolvimento e progresso em grandes centros, mas só aqui tenho o amor de verdade por uma cidade, por isso revolvi voltar”, disse a bioquímica Letícia Alvares.
“Ser prefeito de Fernandópolis por dois mandatos, com certeza, será uma das maiores conquistas de toda minha vida. Aqui nasci, cresci, construí minha família e realizo sonhos. Luto muito por minha terra e por essa gente que confiou em mim para conduzir nossa cidade por oito anos. Amo ser fernandopolense”, disse o prefeito André Pessuto.