Saúde

Atualização do Plano São Paulo revela descontrole da pandemia no Estado



Atualização do Plano São Paulo revela descontrole da pandemia no Estado

O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira, 10, a segunda atualização do Plano São Paulo para acompanhamento da evolução da pandemia em todo o estado. Apesar do aumento da capacidade de atendimento hospitalar, os novos índices semanais de avanço do coronavírus levaram o Estado a elevar o alerta em praticamente todo o interior paulista.

Os números serão decisivos. Somar nesse caso, só será positivo se se tratando de esforço coletivo para conter a avalanche de novos pacientes diagnosticados com Covid-19. Se na média estadual dos últimos sete dias, a redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19 caindo de 72,6% para 69,1% e aumentando na média de vagas por cem mil habitantes de 15,4 para 18,1 parece ser o sol que surge no final da tempestade, vale levar em consideração o sobe e desse constante dos números da pandemia. Até mesmo porque quando se tratando de coronavírus, o cenário pode mudar de um dia para o outro.

Mesmo com o total de casos e mortes com taxas reduzidas, de 1% e 3% respectivamente, as internações pela doença subiram 7%. Ou seja, pode ser positivo. Mas nem tanto.

Segundo Doria, o reforço na rede hospitalar foi substancial nos últimos 15 dias, quando o Governo de São Paulo intensificou a distribuição de respiradores e ampliou o número de vagas em UTIs para pacientes graves com coronavírus. No dia 25 de maio, o total de leitos de terapia intensiva no estado era de 6.542, foi a 7.134 no dia 1 de junho e, atualmente, é de 7.610 e deve crescer ainda mais até o fim do mês.

A região de São José do Rio Preto que estava na fase 2 de retomada restrita desde o início do mês, houve estabilidade na maioria dos índices. O que mantém a região na mesma classificação até a próxima atualização de painel do Plano SP, prevista para o próximo dia 17.

Com os resultados desta quarta, a maior parte do estado está na fase laranja, que não permite a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza ou academias. Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado. A nova classificação anunciada nesta quarta entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 15. Até lá, as prefeituras de municípios que tiveram restrição ou flexibilização de serviços deverão publicar decretos municipais adequando as normas locais de quarentena ao novo painel do Plano São Paulo.