Geral

Audiência pública debate criação de campus da UFTM em Iturama



Audiência pública debate criação de campus da UFTM em Iturama
Uma concorrida audiência pública foi o primeiro passo para a concretização da instalação de campus avançado da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) na cidade de Iturama. A audiência foi realizada com participação de cerca de 1.500 pessoas, a maioria de professores e políticos, representando 15 cidades do Pontal do Triângulo Mineiro, na tarde de segunda-feira, 18.

O deputado federal Gilmar Machado (PT-MG), que foi o autor da Lei 11.152 que criou a universidade, em 29 de julho de 2005, afirmou que vê plenas condições de abrir concursos e convocar os aprovados para formar o corpo docente e técnico-administrativo ainda neste ano. “Haverá vestibular no campus de Iturama em 2008”, garantiu.

O reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, em pronunciamento aos participantes, explicou o significado da etapa de consolidação do modelo multicampi de universidade. “Já concluímos o trabalho junto ao Legislativo, após garantir recursos no orçamento de 2008”, afirmou. Foram feitas as gestões junto à relatoria da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e protocoladas as diretrizes de investimento junto ao PPA (Plano Plurianual).

O reitor foi a Brasília acompanhado do ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB). Mesmo perdendo investimentos federais, o prefeito de Uberaba está apoiando o projeto de interiorização dos campi da UFTM. O primeiro campus avançado será em Iturama, vindo a seguir os campi de Araxá e Frutal. Numa etapa posterior do projeto, o prefeito de Iturama, Valdecir Pichioni (PTB) vai ceder as instalações físicas da Escola Agrícola e uma área de 10 alqueires (484 mil metros quadrados), nas imediações do Aeroporto de Iturama.

A UFTM foi criada com a transformação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1º de agosto de 2005, pela Lei 11.152, de 29 de julho de 2005. Depois de federalizado, o curso de Medicina deu condições para criação de um imponente hospital-escola. Assim, permitiu a instalação do curso de Enfermagem em 1989 e, em 2000, do curso de Biomedicina. A partir da criação da universidade, no segundo semestre de 2000 a instituição abriu vestibulares para mais cinco cursos, a maioria na área de saúde: Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Letras/Espanhol e Letras/Inglês. Ao final de 2006, a UFTM contava 813 alunos, dos quais 230 estavam cumprindo o primeiro semestre letivo e 141 recebendo o certificado de conclusão de curso.