Geral

Autoescolas devem voltar a funcionar junto com Detran



Autoescolas devem voltar a funcionar junto com Detran
Reprodução

Com a retomada parcial das atividades desde a última segunda-feira, 1, alguns setores permanecem sem expedientes em virtude da dependência direta de órgãos governamentais que ainda seguem sem atendimento presencial. É o caso das Auto Escolas de Fernandópolis que ainda não retomaram as aulas práticas porque dependem do sistema de biometria fornecido pelo Detran para registrar a presença dos alunos durante o curso prático de direção defensiva.

Em março quando começou o período inicial do isolamento social o Detran.SP publicou no Diário Oficial uma Portaria confirmando o cancelamento dos exames teóricos e práticos em todo o estado de São Paulo e prorrogava por 60 dias a renovação do credenciamento das Autoescolas/CFC’s. O atendimento presencial nas unidades de trânsito do Detran.SP foi reduzido e posteriormente, suspenso por meio de decretos do Estado.

Vale ressaltar que a portaria tratava sobre o prazo que os exames ficariam suspensos e não contemplava outros questionamentos do setor, como os processos de habilitação que estavam prestes a vencer. O Sindiautoescola.SP tratou da questão com o Detran.SP sobre os casos que ainda não haviam sido abordados pela portaria. A resposta saiu na quinta-feira, 19 de maço.

"Em contato com o Denatran nesta quinta-feira, nos foi informado que os prazos para conclusão dos processos de habilitação serão alterados de 12 para 18 meses, por meio de uma deliberação que deve ser publicada nos próximos dias", informou o presidente do Sindautoescola.SP, Magnelson Carlos de Souza.

Segundo Rubens Coleta da Auto Escola Sinal Verde, a previsão é de que as aulas comecem a partir do dia 16 de junho com a reabertura do Detran de Fernandópolis. Ele disse ainda que foi confirmado o acréscimo de seis meses no prazo para conclusão dos processos de habilitação em virtude das medidas de redução no atendimento em todos os setores que compõem esse processo e que serão mantidos mesmo quando se tratando da retomada das atividades.

Para o processo de reabertura das autoescolas, o Sindautoescola.SP elaborou um “Protocolo de Saúde” intendo informações e recomendações importantes para auxiliar as Autoescolas/CFC's do estado de SP no retorno às atividades diante da pandemia de coronavírus. O material foi enviado para o governo estadual e Detran.SP. Entre os protocolos de saúde elencados no documento, o Sindicato orienta o distanciamento de dois metros entre alunos, a redução da quantidade de alunos nas salas de aula, o uso de álcool em gel 70%, higienização dos veículos e leitores biométricos a cada atendimento, entre outras recomendações.