Saúde

Autoridades de saúde alertam para riscos da febre maculosa em SP



Autoridades de saúde alertam para riscos da febre maculosa em SP

As autoridades de saúde alertam para os riscos de se contrair a febre maculosa durante esse período do ano. A doença é transmitida pelo contato com uma bactéria presente no carrapato-estrela que se hospeda em animais como bois, cavalos, cachorros e capivaras. Em São Paulo, os casos de febre maculosa são mais comuns no interior do estado em cidades como Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Os sintomas são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e vômito. Os casos mais graves podem gerar sequelas neurológicas, amputações e até matar. Para alertar sobre os perigos da febre maculosa, o governo paulista promove a Semana da Capivara que neste ano será realizada desta segunda-feira, 28, até a próxima quinta-feira, 1, com orientações para evitar a doença.

De acordo com a diretora do Departamento de Fauna da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, toda a programação será virtual. Também será possível saber mais sobre a capivara e como ela consegue sobreviver em áreas poluídas como a cidade de São Paulo. A programação da Semana da Capivara estará disponível no YouTube da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, de hoje até quinta-feira, a partir das quatro da tarde.