Saúde

AVCC inicia serviço de quimioterapia



AVCC inicia serviço de quimioterapia
O ambulatório da Associação de Voluntários Contra o Câncer – AVCC - de Fernandópolis iniciou nesta segunda-feira, 21, o atendimento quimioterápico a pacientes na unidade.

Segundo o oncologista clínico Fábio Leite, inicialmente os pacientes serão atendidos às segundas e sextas-feiras. Essas datas poderão sofrer ampliação no futuro, já que Leite é professor da faculdade de medicina da Unicastelo e terá que vir a Fernandópolis outros dias da semana – ele mora em São José do Rio Preto.

O médico prevê que serão atendidas cerca de 50 pessoas em tratamento. “Trata-se de um tratamento ambulatorial, em que a AVCC funciona como ‘hospital-dia’, ou seja, o paciente fica durante as horas necessárias no hospital e depois vai para casa”, disse.

A vantagem, segundo o oncologista, além da evidente comodidade para o paciente e da diminuição de custos para o município, é que Fernandópolis vai se tornando aos poucos um pólo regional de medicina: “Uma unidade de quimioterapia traz uma interação multidisciplinar”, garante. “Isso certamente promoverá crescimento na área científica e de prestação de serviços”, prevê.

Sérgio Félix do Nascimento, um dos diretores da AVCC, informou que a inauguração oficial do setor de quimioterapia só acontecerá dentro de 15 dias. “Como o equipamento e o profissional já estavam à disposição, decidimos começar de imediato”, explicou.