O candidato a prefeito Avenor Bim, da coligação PSD/PRD, foi o terceiro candidato a participar da série de encontros na Santa Casa de Fernandópolis. Acompanhado da candidata a vice, Flávia Resende e da ex-prefeita Ana Bim, ele participou do encontro na terça-feira, 19.
Avenor ressaltou a importância de um diálogo abrangente entre as esferas municipal, estadual e federal para garantir avanços na saúde pública. “A saúde é uma responsabilidade tripartite. O sucesso da gestão depende da ação conjunta entre os três níveis de governo. Além da minha experiência como médico, durante a pandemia fiquei internado com Covid-19 e vivi de perto o valor inegociável da saúde. Nosso compromisso é articular essas três esferas de forma coordenada para melhorar o atendimento e os recursos destinados à Santa Casa e a toda a rede municipal”, afirmou.
Além de discutir as diretrizes do plano de governo, os candidatos assinaram o termo de compromisso já proposto a outros concorrentes, que inclui medidas essenciais para a saúde municipal. Entre os compromissos estão o repasse mensal para atividades de alta complexidade hospitalar, a isenção da taxa de lixo municipal, o pagamento de neurologista ou neurocirurgião via CISARF, a participação da Santa Casa na indicação da escolha do próximo secretário de saúde municipal e a realização de mutirões de cirurgias eletivas.
Avenor e Flavia também sugeriram a inclusão de um compromisso adicional, voltado às negociações para a retomada do internato local, a fim de fortalecer a formação de profissionais de saúde na região.
Flavia destacou que a gestão da saúde pública precisa ser baseada em experiência e estudos técnicos, salientando que a questão da Santa Casa é uma demanda recorrente nas ruas durante a campanha. “Uma administração eficiente se constrói com base em conhecimento, planejamento e técnicas que já demonstraram resultados. Estamos prontos para implantar uma gestão profissional que atenda às necessidades da Santa Casa e da população. Muitos já nos perguntaram o que faremos em relação à Santa Casa, o que só reforça a importância desse tema para todos”, afirmou.
A Santa Casa permanece aberta para receber outros candidatos interessados em apresentar suas propostas e dialogar sobre a saúde pública local.