Saúde

Baixa procura de adolescentes pela 2ª dose faz Saúde emitir alerta



Baixa procura de adolescentes pela 2ª dose faz Saúde emitir alerta

Mesmo realizando um dia inteiro de vacinação com horário estendido até às 19 horas na quarta-feira, a procura dos adolescentes de 12 a 17 anos pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua baixa. A situação fez a Secretaria de Saúde emitir um alerta esta semana, cobrando dos pais atenção para o calendário. 
Com a antecipação de 12 para 8 semanas do intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer, esse público deve observar a caderneta de vacinação e procurar a Unidade de Saúde do seu bairro, das 8 às 13 horas, pois os números atuais mostram uma baixa procura dessa faixa etária.     
“Antes de procurar a Unidade de Saúde é importante conferir a carteirinha para verificar a data indicada para retorno ao posto e contar menos 28 dias. Se der a data de hoje, a pessoa já pode receber a segunda dose”, explica Kelgissane Bruzzao Franco da Silva, enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do município.
Os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.
“A eficácia da vacina só é constatada se o esquema vacinal estiver completo, portanto, é de grande importância que todos voltem para tomar a segunda dose”, explica o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi. 
Para os adolescentes é aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer. Trata-se da única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, até o momento, para essa faixa etária.