Segurança

Balanço registra que 24 presos não retornaram aos presídios da região após saidinha



Balanço registra que 24 presos não retornaram  aos presídios da região após saidinha
Foto: Diário da Região

Um total de 24 presos não retornaram após a saidinha de Natal e Ano Novo na região. Foi o que registrou o balanço da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Eles são considerados foragido. Quando forem recapturados, passarão imediatamente para o regime fechado.

O benefício da saidinha foi concedido entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. Dos 850 detentos liberados do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, 23 não retornaram. Já em Icém, 54 presos receberam o benefício e 1 não retornou.

A SAP afirma que o Poder Judiciário é responsável pela concessão das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e segue as datas regulamentadas no Estado de São Paulo, conforme portaria. Nos demais presídios, não houve registro de ausências nos retornos.

Foram na saidinha de fim de ano,  liberados 850 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, 69 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 35 do CDP de Riolândia, 15 do CDP de Paulo de Faria e sete da Penitenciária de Riolândia. Além disso, 32 mulheres serão liberadas do Centro de Ressocialização Feminina (CRF) de Rio Preto.