Depois de assumir, no último dia 14, o cargo de supervisor de turismo de Fernandópolis, Adalberto Callsen da Silva, 24 anos, formado em História pela FEF, pretende fazer com que o turismo se torne uma realidade no município.
A pasta do Turismo, na verdade, é apenas uma das áreas da Diretoria de esportes e lazer, cujo titular é Rodrigo Garcia. Mas Beto Callsen terá autonomia para elaborar projetos que criem condições ao desenvolvimento do turismo na microrregião.
Callsen explica que turismo é diferente de lazer, é outro conceito. Ele acredita que a região tenha grande potencial no setor. Queremos desenvolver projetos que venham a ser úteis às futuras administrações. Os grandes projetos não têm cor partidária, afirmou.
A dificuldade inicial é que, a partir do próximo dia 29, o governo não poderá mais liberar verbas para as prefeituras, por causa do calendário eleitoral. Ainda assim, Callsen quer incrementar alguns planos, como a reestruturação da Contur (Comissão Municipal de Turismo), o cadastramento de imóveis rurais que se dedicam à economia do lazer e a criação do roteiro turístico da Estrada do Taboado, a Boiadeira.