Religião

Bispo lança 4ª-feira, durante celebração na Igreja Matriz, a Campanha da Fraternidade



Bispo lança 4ª-feira, durante celebração na Igreja Matriz, a Campanha da Fraternidade

A tradicional quarta-feira de cinzas abre um período importante para a Igreja Católica, com a Campanha da Fraternidade e a quaresma. Neste ano, o objetivo principal da campanha é a defesa da educação. A celebração ocorrerá na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia em Fernandópolis às 9 horas com a presença do Bispo Diocesano Dom Reginaldo Andrietta, A abertura será feita pelo padre Natalino Araújo e terá participação dos padres das paróquias de Fernandópolis. 
Em carta distribuída aos católicos de Fernandópolis a Diocese convoca todos para refletir. “Vamos pensar sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação, recordando que educar não é um ato isolado, mas, sim, o encontro no qual todos são educadores e educandos, uma inspiração para a missão educacional de cada pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. O tema ‘Fraternidade e Educação’ traz uma provocação: sermos educados pela Palavra de Deus para percebermos a educação como promotora da justiça e da paz”. A campanha tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”
“Teremos a alegria deste lançamento da Campanha da Fraternidade em nossa diocese ser em nosso município de Fernandópolis. Momento importante para toda a família”, escreveu o padre Natalino em convite distribuído a todos os católicos. 
A campanha da Fraternidade marca também a abertura do período de quaresma que, para os católicos, é o chamado período de conversão. É o período de 40 dias que antecede a celebração da Semana Santa.
“E a Campanha da Fraternidade possui essa proposta ao motivar um coração convertido. Há mais de cinco décadas, a iniciativa anuncia a importância de não separar a conversão do serviço aos irmãos e irmãs, à sociedade e ao planeta, a Casa Comum. A cada ano, um tema é destacado como sinal de que realmente necessitamos de conversão. Em cada um dos temas específicos tratados pela Campanha da Fraternidade há o convite para alargar o olhar e perceber que o pecado ameaça a vida como um todo”, diz a CNBB.
Citando o Papa Francisco, a Presidência da CNBB recorda que a “Quaresma é tempo favorável para sairmos de nossa alienação existencial causada pelo pecado, é tempo de abertura ao mistério da dor e da morte, da cruz, do Crucificado, Vencedor da morte”.