Geral

Bispo lança “Campanha da Fraternidade” em Fernandópolis



Bispo Diocesano Dom José Reginaldo Andrietta lançou em Fernandópolis na quarta-feira, 26, (Quarta-Feira de Cinzas) a edição deste ano da Campanha da Fraternidade, que é inspirada em Irmã Dulce com tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O evento de lançamento foi realizado no Centro Pastoral da Aparecida e contou ainda com a presença dos padres das paróquias fernandopolenses.

Segundo Dom Reginaldo, a Campanha da Fraternidade convida todos para defender a vida onde está mais ameaçada. A inspiração para essa campanha, modelo motivador para o caminho de conversão quaresmal, é a imagem do Bom Samaritano, apresentado por Jesus no trecho do Evangelho de Lucas

“O tema deste ano lembra a parábola do ‘bom Samaritano’ que viu, sentiu compaixão e cuidou dele. Vivemos na sociedade da indiferença diante de tanto sofrimento, sofrimentos aliás muitas das vezes causados por homens irresponsáveis, que exploram um ao outro, retiram direitos dos seres humanos. A Igreja Católica está fazendo o melhor de si no sentido de unificar esforços para que recuperemos a dignidade do ser humano e de toda criação de Deus”, explicou o bispo.

Membros da comunidade prepararam uma apresentação. Vestidos de mendigos, crianças e pessoas com deficiência, simbolizando o sofrimento alheio, eles adentraram ao salão e foram “acolhidos” por uma mulher vestida como Irmã Dulce, que foi canonizada em outubro do ano passado. 

Image alt Image alt Image alt

O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.

A santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia.

Irmã Dulce ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo. Na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio.

“A Campanha da Fraternidade reflete muito bem no tempo da Quaresma, mas o tema que tratamos não pode ficar apenas na Quaresma, mas sim para toda nossa vida. Toda palavra de Deus vai nos levar a indagação que temos que ter em relação ao próximo, a acolhida, o ter compaixão o de se aproximar daquele que está necessitando”, disse padre Natalino, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia.