Geral

Bombeiros orientam como prevenir queimadas



Bombeiros orientam como prevenir queimadas

O Corpo de Bombeiro que atua na linha de frente das queimadas também desenvolve campanha de prevenção. Nesta época de estiagem, o fogo se propaga com facilidade e pode sair do controle, alimentado pela ventania típica da época. 

Em nota, orienta motoristas que transitam pelas rodovias e estradas rurais evitem arremessar pontas de cigarros acesos ou fósforos nos canteiros das estradas, pois caso ocorra o incêndio, pode prejudicar a visibilidade dos motoristas; não soltar balões; evitar a queima de mato em pastagens e terrenos baldios; queima de mato próximo a linhas de transmissão de energia e estradas de ferro; não acender fogueiras, principalmente na beira de rios; construir aceiros de forma adequado e com margem de segurança; não arremessar pontas de cigarros quando passar por trilhas; evitar manifestações religiosas com a utilização de velas em vegetação seca e rasteira; e manter terrenos baldios limpos e capinados.

Na mesma nota, os bombeiros alertam que as queimadas contribuem para poluição do meio ambiente, através de fuligens, destruição de ninhos, filhotes e ovos de animais silvestres; desagregação da cadeia alimentar de pequenos mamíferos, répteis e aves; empobrecimento do solo e afeta a segurança do trânsito nas estradas e rodovias, prejudicando a visibilidade dos motoristas, podendo gerar acidentes como os que ocorreram recentemente na região. 
Além disso, a fumaça contribui para piorar a qualidade do ar, agravando o quadro das pessoas com transtornos respiratórios, dermatológicos e oftalmológicos, afetando principalmente pessoas idosas e crianças.

De acordo com os bombeiros vários fatores contribuem para as queimadas, agravadas com as condições climáticas, incluindo a estiagem, baixa umidade relativa do ar e ação dos ventos e está diretamente ligada a ação humana de forma premeditada ou acidental.