Saúde

Brasil chega a 200 mil mortes por Covid-19



Brasil chega a 200 mil mortes por Covid-19

O Brasil passou a marca de 200 mil mortes por Covid-19 nesta quinta-feira, 7. O total de óbitos registrados é de 200.011, com 7.921.803 casos confirmados.

Em 8 de agosto, 100 mil vidas haviam sido perdidas na pandemia. Mas em meados daquele mês, começou a ser observada uma tendência de queda nos números da tragédia. Cidades e estados flexibilizaram restrições à circulação, e muitos hospitais de campanha foram desmontados.

Em novembro, as mortes voltaram a aumentar – e, no início deste ano, o Amazonas voltou a reviver momentos difíceis da pandemia, com hospitais e cemitérios lotados. Nos últimos dias, Manaus atingiu recorde de novas internações, que superaram números registrados em abril e maio, quando houve colapsos no sistema público de saúde e no funerário.

Nesta quarta-feira, 6, Manaus registrou 110 enterros nos cemitérios, número que se aproxima do recorde registrado em 26 de abril do ano passado, quando houve 140 sepultamentos.

Em Belém, também há temor de novo caos na saúde: quase 100% dos leitos de UTI já estão ocupados.

A pandemia devastou famílias como a do médico Aristides Camargo, de 79 anos, e da ex-professora Maria Inês Santos Camargo, de 67. O casal de Sorocaba morreu com três dias de diferença depois de sentir, às vésperas do Natal, os primeiros sintomas de Covid-19.