Geral

Brasitânia comemorou 61 anos de fundação



Brasitânia comemorou 61 anos de fundação
O Distrito de Brasitânia completou segunda-feira, dia 6 de agosto, 61 anos de fundação. Para que toda população pudesse festejar a data, as comemorações foram antecipadas para a véspera. Desfiles, música, teatro e danças, animaram a festa que contou com a presença de várias autoridades e toda a população. A solenidade de aniversário começou às 9h com a execução dos hinos nacional e de Fernandópolis.

Em sua fala a prefeita Ana Bim registrou o orgulho de ter Brasitânia como parte integrante de Fernandópolis. “Os moradores dessa terra, ajudam a escrever a história da cidade, com seu trabalho, força e dedicação”, discursou Ana Bim. O presidente da Câmara de Vereadores, Ademir de Almeida e alguns moradores de Brasitânia também discursaram. A inauguração simbólica das Unidades de Saúde da Família (PSF) e de Tratamento Bucal, que estão atendendo a população desde o começo do ano fez parte das surpresas da festa.

Várias escolas municipais desfilaram pelas ruas ao redor da praça central, acompanhadas pelas demonstrações dos carros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No palco, montado em frente a praça, alunos das escolas municipais Koei Ararakaki, José Gaspar Ruas, Melvin Jones e Américo Borin, ao lado da escola estadual Maria Conceição Basso, as duas últimas de Brasitânia, apresentaram danças típicas. Além disso, o Projeto Espaço Amigo, que atende crianças de Brasitânia, apresentou uma peça teatral. Na área musical, o Coral de Violas de Fernandópolis interpretou grandes clássicos da música brasileira. O Projeto “Dá o toque”, formado por alunos das escolas Melvin Jones, José Zantedeschi e Alberto Senra, mostraram todo seu ritmo tocando percussão e contagiando o público presente.

A Prefeitura disponibilizou várias atividades em tenda instaladas na praça. Recreação para crianças, que puderam brincar, pintar e desenhar; comer algodão doce e pipoca. Equipes da saúde deram orientações sobre higiene bucal, prevenção de doenças e consultas. Quem quis mudar o visual, pode cortar o cabelo sem pagar nada. Uma pequena feira ofereceu produtos confeccionados no Distrito. Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ficaram a disposição da população para visitas. Os bombeiros fizeram demonstrações de resgate, onde várias pessoas presentes puderam sentir a adrenalina de estar suspenso a 40 metros de altura e descer por uma corda contemplando a vista panorâmica de Brasitânia.

Toda a assistência social oferecida no aniversário de Brasitânia faz parte do Projeto Ação Cidadão, promovido pela Prefeitura, através de suas diretorias e com o apoio de empresas da cidade como a Unicastelo e a Sabesp.