Religião

Brasitânia terá ato cívico e shows na comemoração dos 76 anos de fundação



Brasitânia terá ato cívico e shows na comemoração dos 76 anos de fundação

Fundado em 6 de agosto de 1946, o Distrito de Brasitânia, terá três dias de eventos para comemorar os 76 anos. A programação foi divulgada pela prefeitura e inclui shows na praça central.
A festa começa na próxima sexta-feira, 5, com ato cívico com participação de autoridades e apresentação das escolas locais. A noite termina com show da dupla Mercury e Camargo. 
No sábado, 6, aniversário do Distrito, acontecerá celebração da Missa em Ação de Graças na Igreja São Bom Jesus, seguindo-se a tradicional quermesse, que todos os anos reúne grande público de Brasitânia e região, com show do grupo Sanfonaço. 
Já no domingo, 7, a atração ficará por conta do Leilão de Gados, a partir das 13h30, no Salão Paroquial. “Com muita alegria neste mês de agosto poderemos comemorar os 76 anos de Brasitânia com festa após a pandemia. Os moradores do nosso Distrito terão momentos de oração, boa música e muita animação em três dias de atrações”, comentou o prefeito André Pessuto.
Na última semana, a prefeitura liberou a obra de reforma do Centro Comunitário do Distrito, com investimento de R$ 170 mil .
HISTÓRIA
Na década de 40 surgiu o povoado, formado por agricultores de café e criadores de gado.  Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali, o que seria mais tarde, o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946. 
A primeira escola (Gesc de Brasitânia) foi criada em 1952, passando a EEPG Maria Conceição Ap. Basso, homenagem à primeira professora a dedicar-se às crianças de Brasitânia.
O distrito teve grande impulso com a criação do Cartório de Registro Civil, em 31/12/58, cuja instalação aconteceu em 26 de maio do ano seguinte. O cartório sanou as dificuldades da população que antes precisavam registrar os filhos ou realizar casamentos somente em Fernandópolis.
A economia básica era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela a Rodovia Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.