Geral

Brenco ressuscita projeto do Alcooduto



Brenco ressuscita projeto do Alcooduto
A empresa multinacional Brenco, que tem entre seus acionistas o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi destaque na edição de 3 de maio. A Brenco anunciara que vai construir um alcooduto ligando a região de Alto Taquari, no centro-oeste do país, ao porto de Santos.

Esse alcooduto passaria por Fernandópolis, segundo o projeto original. Na época, Carlos Lima, coordenador do Plano Logístico de Água Vermelha, declarou que “a iniciativa privada pode resgatar o que foi perdido politicamente”.

CÁRCERE PRIVADO

A pequena Pedranópolis, a 13 km de Fernandópolis, foi notícia em todo país depois da prisão, no dia 6 de maio, do agricultor Ary Hernandez Castijo, de 50 anos, sob a acusação de manter a própria mulher, Maria Aparecida Rosa, de 36, em regime de cárcere privado. No sítio em que viviam com duas filhas, de 16 e 4 anos de idade.

Segundo a denúncia, Ary proibia a mulher de visitar os parentes na cidade e a obrigava a fazer todos os serviços do sítio, como ordenha e conserto de cercas. Com ele, a polícia apreendeu dois revólveres e uma espingarda. Apenas duas das três armas eram registradas. Ele foi enquadrado por manter a mulher em condições análogas às de escravo (artigo 149 do Código Penal) e posse irregular de arma de fogo (artigo 12 da Lei 10.826/03).