Saúde

Cadip realiza palestras sobre DST em escolas estaduais



Cadip realiza palestras sobre DST em escolas estaduais
A campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foi realizada pelo Centro de Atenção a Doenças Infecto-Contagiosas e Parasitárias (Cadip), que visitou as principais escolas de ensino médio e fundamental de Fernandópolis. A campanha visa conscientizar os adolescentes, que nesse período festivo precisam redobrar os cuidados com essas doenças. O Cadip é uma unidade de saúde especializada da Prefeitura de Fernandópolis.

Durante os dias 12, 13 e 14 de maio, aproximadamente 1,8 mil estudantes receberam orientações e tiraram todas as dúvidas sobre forma de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis e as maneiras de se prevenir com a equipe do Cadip que percorreu nessa primeira etapa da campanha, oito escolas estaduais. Essas escolas foram escolhidas pela Delegacia de Ensino devido ao alto índice de gravidez e DST’s registrados nelas. Mas todas as escolas estaduais do município serão visitadas.

De acordo com a fisioterapeuta da unidade de saúde, Luciana Bortoleto Santa, os alunos se mostraram preocupados e interessados em conhecer mais sobre cada uma das doenças. Luciana esclarece que devido a realização da Expô a campanha será suspensa e retonar após o encerramento da festa.

Segundo informações da equipe do Cadip já é visível o resultado da campanha. O número de consultas e exames aumentou e muitos alunos estão procurando a unidade para obter mais informações. A equipe ressalva também que preservativos estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade. Além disso, o Centro de Atenção a Doenças Infecto-Contagiosas e Parasitárias disponibiliza gratuitamente o preservativo feminino.

Coordenado pelo médico Márcio César Reino Gaggini, o centro de referência conta com 14 profissionais de diversas áreas médicas. Diariamente, realiza 16 consultas que são encaminhadas pelas unidades básicas de saúde. Quando a suspeita de HIV é confirmada, o Cadip faz o acompanhamento completo da pessoa, com atendimento psicológico, médico e farmacêutico. Hoje, mais de 200 pessoas estão em tratamento no centro.