Geral

CAEFA completa 50 anos



CAEFA completa 50 anos

Em 1970 nascia a Guarda Mirim de Fernandópolis, uma entidade com o objetivo de oferecer oportunidades a adolescentes e jovens de nosso município. 
O idealizador da entidade Exmo. Juiz Dr. Antenor Lichotto e o primeiro presidente o Sr. Antônio França, preocupados com o bem estar da população juvenil, reuniu as autoridades do município em busca de apoio, dando início a uma corporação que veio a atender adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e integrá-los no mundo do trabalho.
A Policia Militar contribuiu com a designação de um Militar, que passou desde então a assumir o cargo de comandante da entidade. 
Em 1974 devido a transferência de cargo do Juiz Dr. Antenor Lichotto e com a ampliação do atendimento aos adolescentes, o Rotary Club de Fernandópolis fora convidado a assumir como mantenedor da entidade, vindo desde então incentivar a entidade, até os dias atuais. 
Como guardinha, os mesmos honraram suas fardas, eram o orgulho da família e a oportunidade de trilhar novos caminhos promissores.
Em 2003 devido as diversas mudanças na metodologia de trabalho e atendendo as necessidades e exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Guarda Mirim de Fernandópolis passa a se chamar CAEFA- Centro de Apoio a Educação e Formação do Adolescente, bem como não fora mais possível manter parceria com a Policia Militar, a partir de então a entidade passa a ser composta por uma equipe multidisciplinar. 
Em 2006 a entidade iniciou suas ações na modalidade de Aprendizagem, oportunizando cursos de capacitação e inserção no mundo do trabalho, conforme suas atividades laborais. 
As empresas do município ao longo dos anos vem apoiando esta entidade bem como os adolescentes e jovens junto ao mundo do trabalho, incentivando e contribuindo com a formação de novos profissionais éticos e com grande qualidade profissional. 
Como Aprendizes os adolescentes e jovens passaram a ter garantia de direitos referente a sua atividade laboral, desenvolvendo e almejando sua permanência e sua formação pessoal e profissional. 
Atualmente temos também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com os CRAS do município, visando o atendimento socioassistencial aos adolescentes, seu desenvolvimento, autonomia e protagonismo. 

“Quando fui “guardinha”, de 1987 a 1989, olhava as fotos dos ex-presidentes da entidade, hoje denominada como CAEFA, e pensava em um dia também assumir essa função,para fazer por outros jovens o que um dia ?zeram por mim.Atualmente, a antiga Guarda Mirim tem grande parcela na formação do homem que sou hoje.” E nos anos de 2013 a 2015 pude realizar esse sonho sendo presidente da entidade" - Daniel Tridico Arroio.

Os Conselhos do Município (CMAS /CMDCA) muito tem contribuído com esta entidade, orientando, contribuindo para a construção de um amanhã melhor e o incentivo em projetos sociais, no qual atualmente desenvolvemos o Projeto Aprender, com o objetivo de oportunizar a capacitação e formação a adolescentes e jovens para futura integração no mundo do trabalho. 
Durante esses cinquenta anos pudemos colher incontáveis frutos, vivenciando dia após dia o sucesso e o desenvolvimento de cada adolescente e jovem, que passaram por esta entidade. 

"Celebramos nesta data os 50 anos do CAEFA"

"Celebramos nesta data os 50 anos do CAEFA"

Trabalho sólido, árduo e gratificante em busca de um futuro promissor, com melhor condição de vida e oportunidade, bem como uma sociedade mais justa e igualitária para toda juventude de nosso município.
Os anos se passaram e vidas foram tocadas e transformadas, cada uma delas guarda o aprendizado e o incentivo que recebeu e contribuiu. 
O CAEFA em nome do Sr. Presidente Flavio Henrique Seccatto Leone, sente-se honrado e agradece imensamente as valiosas contribuições, apoio, incentivo e participação de toda sociedade e município para com esta entidade. 
Nosso muito obrigado a todos os Diretores que presidiram a Diretoria desta entidade, aos companheiros do Rotary Club de Fernandópolis e damas da Casa da Amizade, pelo incentivo e apoio constante.  
A Policia Militar e aos Comandantes que por aqui deixaram seu legado, nossa eterna gratidão. 

“A minha maior realização como presidente é saber que, no passar dos anos poderemos encontrar algum jovem que passou por nossa entidade e dizer que fizemos parte de sua formação tanto profissional como cidadãos” - Flávio Henrique Seccatto Leone.

Agradecemos as empresas parceiras, órgãos públicos, funcionários e colaboradores, que sempre incentivaram   para que o trabalho se desenvolvesse, não medindo esforços para que o objetivo de incentivar adolescentes e jovens fossem alcançados.
Temos a certeza de que continuaremos na busca de meios para que nossa juventude possa ter a melhor condição de vida, autonomia, protagonismo e qualificação profissional, bem como alcance de seus objetivos e sonhos.