A Empresa Gestora de Ativos (EMGEA) que administra os contratos imobiliários da Caixa Econômica Federal vai renegociar os contratos com resíduos que vencem neste e nos próximos quatro anos. Serão concedidos descontos de até 90% no saldo devedor, a depender da situação do contrato.
De acordo com o diretor da EMGEA, para os adimplentes a proposta exclui o saldo devedor e calcula um novo valor com base na avaliação do imóvel, no percentual financiado e reduz o valor pago nas parcelas de amortização.
Já para os inadimplentes soma-se a esse cálculo 0,5% ao valor da avaliação multiplicado pelo número de meses em atraso.
De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa existem hoje em Fernandópolis 280 contratos ativos na EMGEA. A Caixa vai procurar os mutuários com contratos sem cobertura pelo FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais) antes do vencimento dos seus contratos para buscar a negociação dos resíduos do saldo devedor.
Não existe regra geral de desconto. Cada caso é um caso. Existe um conjunto de condições de desconto que são diferentes para cada contrato, de acordo com as peculiaridades de cada um, explica a assessora de imprensa Márcia Viana.
Quem quiser antecipar a quitação pode comparecer na agência da Caixa em Fernandópolis para obter informações sobre o que se aplica ao seu contrato ou consultar o site www.emgea.gov.br e ver as condições do projeto Ô de Casa.