No meio do inverno, Fernandópolis poderá registrar temperatura de até 40ºC com a chegada de onda de calor. O alerta foi feito pela empresa de meteorologia MetSul. A onda de calor deve atingir o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo a MetSul, uma massa de ar quente predomina sobre grande parte do País neste início de mês, mantendo os dias quentes, principalmente à tarde.
A projeção da MetSul indica que os primeiros dias do mês devem ser mais quentes no oeste, noroeste e norte do Estado de São Paulo. Em Fernandópolis, a MetSul está prevendo que a temperatura já atinja 35° neste domingo e vá subindo gradativamente até 40° no dia 11, para uma queda abrupta no dia seguinte, 12, para 25° com registro de chuva fraca (veja quadro).
A onda de calor prevista deve agravar ainda mais a condição climática na região que já contabiliza 110 dias sem registro de chuva. O mês de agosto começou com temperatura máxima de 32,6 graus, mínima de 18,5° e umidade relativa do ar em 25%.
Com a estiagem, aumentaram as queimadas. De acordo com o comandante da Estação dos Bombeiros de Fernandópolis, Sargento Cássio Bindela, em entrevista à Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet o número de ocorrência mais que dobrou na comparação com anos anteriores. (Veja o vídeo abaixo).