Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 27, a Câmara de Macedônia cassou o mandado do vereador Anderson Luiz Ventura (PP), 86 dias após a posse, acusado de quebra de decoro parlamentar. A decisão foi tomada com seis votos favoráveis a cassação contra três. Piá, como é conhecido, foi eleito vereador com 145 votos.
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Rodrigo Marcomini (Republicanos) convocou o vereador suplente Guilherme Henrique Pereira Donizete para assumir a cadeira e participar da votação. Ele votou contra a cassação.
Piá foi acusado de quebra de decoro parlamentar em denúncia feita por Eduardo Cândido de Castro. Piá, em sessão realizada em janeiro, teria se referido a um “projeto de lei de iniciativa da própria Câmara Municipal seria para engambelar a população, ou seja, enganar a população. Segundo o relatório final, o denunciado extrapolou o limite da imunidade parlamentar e feriu a dignidade da Câmara.
Segundo o legislativo, a denúncia foi recebida pela Câmara e foi aberta comissão processante garantindo ao acusado o direito ao contraditório e ampla defesa.
Com o relatório final aprovado por 6x3, o presidente emitiu o decreto de cassação do vereador que ainda poderá recorrer ao Judiciário para recuperar o mandato.