Política

Câmara sabatina secretário de Trânsito e Área Azul domina debate



Câmara sabatina secretário de  Trânsito e Área Azul domina debate

O secretário de Trânsito Ederson José da Silva conseguiu reverter as críticas que vinha recebendo na Câmara e que culminaram com sua convocação para a sabatina que ocorreu durante a sessão desta terça-feira, 9. Ele respondeu questões dos vereadores João Pedro Siqueira, Julinho Barbeiro, Janaína Andrade, João Garcia Filho, Cidinho do Paraíso, Daniel Arroio, João Paulo Cantarella, Cabo Santos, Everaldo Lisboa, Murilo Jacob e o presidente Gustavo Pinato.

Durante cerca de uma hora e meia, Ederson foi questionado sobre diferentes assuntos: mão única, lombadas (redutores de velocidade), sinalização, semáforos, radares, alças da Euclides da Cunha, pátio para recolha de veículos abandonados, vagas para idosos e deficientes e, o tema que predominou durante o debate, a Área Azul.

Foram vários os vereadores que questionaram o secretário de Trânsito sobre o tema, diante do volume de reclamações da população. As queixas vão desde a penalidade de 10 reais aplicada a quem estaciona irregularmente na área controlada, sem o cartão, até a forma com a empresa presta contas e não encaminha documentos solicitados pelos vereadores. Lembrou que o valor repassado pela empresa para os cofres públicos, que havia sido reduzido durante a pandemia, voltou ao índice de contrato, 35,99% do valor arrecadado.

Os vereadores cobraram o secretário sobre vagas para estacionamento de idosos e deficientes no centro da cidade. Ederson revelou que a cidade cumpre com folga o número de vagas (5% para idosos e 2% para deficientes) mas que a falta de rotatividade acaba criando problemas. Por isso, diz que estuda a possibilidade de liberar gratuidade para essas vagas apenas pelo tempo suficiente para atendimento bancário ou médico. Segundo ele, há muitos casos de beneficiários dessas vagas que ocupam o espaço durante o dia todo. Ederson informou que no último ano foram expedida carteira 1,8 mil carteiras para idosos (acima de 60 anos) e 421 para deficientes. “A população idosa está crescendo e sem rotatividade nestas vagas, vamos continuar tendo problemas mesmo aumentando as vagas”, afirmou.

O secretário lembrou ainda que tem estudo pronto de 2019 para instalar quatro radares na cidade, três fixos com identificação e um estático (móvel). “O radar não é para punir o bom motorista, mas educar quem abusa da velocidade”, disse.

Disse que pretende retornar com o projeto de educação para o trânsito nas escolas para iniciar o processo de educação dos motoristas do futuro. “Nenhum projeto no trânsito terá eficácia sem educação dos motoristas”, afirmou.

Há cinco anos à frente da pasta, Ederson disse que as ações realizadas conseguiram reduzir em 60% o número de acidentes de trânsito na cidade, apesar de dispor de uma equipe com 12 servidores, cinco no trabalho interno e 7 para o trabalho externo. Evitou se queixar de que a equipe é pequena para atender a demanda, mas os vereadores cobraram o Executivo para aumentar a equipe de trânsito. “O senhor precisa de pelo menos mais duas ou três equipes. Fernandópolis cresceu e não é possível ter apenas uma equipe para atender uma área tão sensível com tantas necessidades”, cobrou Gustavo Pinato.

O secretário também anunciou que estuda com a Polícia Militar realizar ação para coibir motos com escapamentos abertos pela cidade. Alertou que escapamentos com selos do Inmetro não significam que atendem as regras do Código Brasileiro de Trânsito.

No final da sabatina, o presidente da Câmara disse que ela foi muito produtiva e esclareceu dúvidas de vereadores. “A gente precisa saber a verdade para poder te ajudar. Acho que valeu o puxão de orelhas da Câmara”. Gustavo disse que pretende chamar outros secretários para sabatinas no legislativo. O próximo, já convocado será o secretário de Desenvolvimento Sustentável Wagner Kamyama. A data ainda não foi informada. Nenhum projeto foi votado na sessão desta terça-feira.