Política

Câmara tem sessão extra programada para 3ª, mas não sabe se votará reajuste dos servidores



Câmara tem sessão extra programada para 3ª, mas não sabe se votará reajuste dos servidores

Com o prefeito isolado por conta da Covid-19, a sessão extraordinária que estava prevista para esta semana acabou não acontecendo. O presidente do Legislativo Gustavo Pinato confirmou que na terça-feira, 25, a Câmara fará sessão extraordinária às 12 horas no Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim, mas não sabe ainda se na pauta estará o projeto de reajuste dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.

O Poder Legislativo está de recesso e só retoma as sessões ordinária a partir de 1º de fevereiro. Neste período, a convocação de sessão extraordinária é prerrogativa do prefeito municipal.

Com o prefeito André Pessuto retornando a despachar presencialmente no Paço Municipal na segunda-feira, já está agendada uma reunião às 10 horas entre prefeito com os vereadores para tratar do projeto. Há na Câmara desejo dos vereadores de aumentarem o percentual de reajuste proposto pelo Executivo que é o índice da inflação do ano passado, de 10,2%. Na pauta das discussões, o impacto de eventual correção acima desse percentual, principalmente no limite da folha de salários que é de 54%. Mas, há sobre a mesa a possibilidade de uma compensação no valor do vale alimentação.

O presidente da Câmara em entrevista ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora entende que há espaço para melhorar a correção salarial dos servidores e os que 10,2%.

Como a questão ainda está em aberto, Gustavo Pinato não crava a inclusão do projeto dos servidores na pauta da sessão extraordinária de terça-feira. “A sessão vai acontecer com ou sem o projeto dos servidores. Temos outras matérias para deliberar”, diz.

A prioridade é para o projeto que autoriza o executivo a contratar pessoal temporário em caráter emergencial mediante processo seletivo simplificado, até que a prefeitura conclua estudo técnico para contratação de empresa terceirizada para fornecer mão de obra ao Executivo. A medida visa suprir a extinção da Frente de Trabalho, conforme TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – que o prefeito André Pessuto assinou com o Ministério Público do Trabalho.