Saúde

Caminhada do Orgulho Autista reúne a região na cidade de Jales



Caminhada do Orgulho Autista reúne a região na cidade de Jales
Foto: WA Mídia

No Dia do Orgulho Autista celebrado no último sábado, 18, foi realizada na cidade de Jales uma caminhada que mobilizou familiares, autistas e profissionais que atuam na área de toda a região. A concentração foi na praça Euphly Jalles (praça da fonte) e a caminhada saiu com destino à praça João Mariano de Freitas (praça do Jacaré).

Durante o trajeto, muita música e alegria em comemoração à tudo que os autistas e suas famílias conquistam todos os dias. Segundo informações do portal WA Mídia, do jornalista, empresário e pai de autista, Welbert Andrade, foram momentos de emoção para os participantes, um dia que ficará na memória de todos.

A 1ª Caminhada do Orgulho Autista teve como organizadoras duas mães de autistas, Cássia Higashi Jardim Tanios e Michele Stein Della Torre, que contaram com o apoio da Prefeitura de Jales e de vários parceiros que apoiam a causa.

“É um momento para celebrar a neurodiversidade, não se trata de comemorar as dificuldades que passamos nem de romantizar o esforço que nos é exigido. É o dia de celebrar a evolução e o orgulho que temos dos nossos filhos autistas”, disse Cássia.

O Dia do Orgulho Autista além de representar a oportunidade de conscientizar a população sobre o autismo e celebrar as conquistas, que são diárias, representa um avanço na luta contra os preconceitos que ainda se fazem presentes na vida daqueles que convivem com o transtorno.  Ainda há muita desinformação e tanto a sociedade quanto o poder público ainda caminham a passos lentos no que se refere à verdadeira inclusão dos autistas nas mais diversas esferas sociais.