Saúde

Campanha de luta contra a AIDS chega a Fernandópolis



Campanha de luta contra a AIDS chega a Fernandópolis
O estado de São Paulo está realizando sua maior campanha de incentivo a testagem anti-HIV. A campanha “Fique Sabendo” faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa de Combate à Aids no Estado de São Paulo. Desenvolvida pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids (CRT/Aids) e pelo Instituto Adolfo Lutz, tem apoio do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e de municípios paulistas. Em Fernandópolis a campanha também já está acontecendo em todas as unidades de saúde.

Até 5 de setembro as unidades irão oferecer o teste anti HIV, além de sífilis e hepatites B e C gratuitamente a todas as pessoas em idade sexualmente ativa. Para menores só com consentimento dos pais. O CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infecto-contagiosas e Parasitárias) também estará apto a colher o sangue para o exame. Até a data de encerramento todos os interessados podem procurar as unidades tranqüilamente já que não há cota e, portanto, serão realizados quantos exames forem necessários.

A campanha tem como objetivo diagnosticar a AIDS de forma precoce, quebrar a cadeia de transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas que já são portadoras do vírus HIV na cidade. O trabalho promove o aconselhamento e coleta de sangue para testagem do vírus, cujo resultado fica pronto em no máximo 30 dias. Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

A AIDS é uma doença que ainda não tem cura. Ela é causada pelo vírus HIV, que é transmitido pelo contato com sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno de uma pessoa infectada. A principal via de transmissão se dá através das relações sexuais desprotegidas, por isto, uma das formas mais eficazes de proteção é o uso do preservativo, o qual pode ser retirado gratuitamente em todos os Postos Médicos do Município.