Realizada desde 2013 em Fernandópolis, a campanha de prevenção do câncer bucal atingiu a meta prevista para este ano. O balanço foi apresentado durante encontro que reuniu a Coordenação de Odonto, departamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde, dentistas e auxiliares.
Na oportunidade, os profissionais foram informados sobre os dados alcançados, bem como sobre a importância da ação conjunta no trabalho e agradecidos pela dedicação e o empenho durante todos os atendimentos prestados.
O prefeito André Pessuto destacou o trabalho da equipe pelos resultados positivos que colocaram o município em destaque entre as três melhores do estado de 50 a 100 habitantes da área de saúde bucal pública.
Em 2024, a campanha examinou 1.171 pessoas, resultando na identificação de 2 casos de câncer de boca e 11 lesões potencialmente malignas. Esses números destacam a importância da triagem precoce, que aumenta as chances de tratamento eficaz.
Todos os cirurgiões-dentistas da rede municipal participaram da ação, realizando exames físicos de triagem nas unidades de saúde. Pacientes com alterações suspeitas foram encaminhados para o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas - para acompanhamento especializado.
Além da detecção precoce, a campanha busca conscientizar a população sobre os principais fatores de risco, como o uso de tabaco e álcool, e a importância de hábitos saudáveis, como a higiene bucal e as visitas regulares ao dentista.
META - 100% das ações do Programa Saúde na Escola foram alcançadas na área odontológica, oferecendo cuidados bucais de qualidade aos estudantes, incluindo a execução de tratamentos restauradores atraumáticos. Ao longo deste ano, foram realizados 71 mil procedimentos de janeiro a setembro na atenção primária, sendo 21mil deles preventivos, um número que reflete o esforço conjunto em promover saúde e prevenir doenças.
As ações de promoção e prevenção em Saúde Bucal desempenham um papel fundamental na redução dos índices de cáries e doenças periodontais. Graças ao trabalho desenvolvido, o programa levou à população uma abordagem mais eficaz na prevenção e tratamento de problemas bucais, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar de milhares de pessoas.