Saúde

Campanha de Prevenção de Câncer de Pele será realizada sábado



Campanha de Prevenção de Câncer de Pele será realizada sábado

Será realizada em Fernandópolis neste sábado, 8, das 9h às 15h, na Praça da matriz, a 10ª edição Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. A campanha será realizada pela Liga de Dermatologia da Unicastelo - que é coordenada pela dermatologista Rosane Betiol - em parceria com a AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer)

Segundo a presidente da Liga de Dermatologia da Unicastelo, Paula Gonçalves Galdino, todas as pessoas que possuírem fatores de risco, como manchas estranhas na pele, pintas, pele muito clara, feridas ou casos de câncer na família, devem se dirigir até ao local da campanha para serem examinados.

“Os pacientes que tiverem algum tipo de problema serão encaminhados para AVCC para agendarem para fazer a biópsia, caso seja necessário”, disse Galdino.

No país, cerca de 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 23 estados do País. Serão oferecidos exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença. Além disso, casos de diagnósticos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo.

De acordo com um dos coordenadores nacionais da campanha, o dermatologista Marcus Maia, cerca de 10% das pessoas examinadas nas edições passadas da campanha apresentaram a doença. Esse índice vem se mantendo devido à falta de cuidados dos adultos de hoje durante a infância e a juventude. A expectativa é de que esse quadro mude em cerca de 30 anos, quando os jovens que atualmente se protegem do sol estiverem com idade mais avançada.