Saúde

Campanha de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março



Campanha de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 13 de março

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode até ser fatal, mas é possível evitá-lo com uma medida simples: a vacina. Em andamento desde o último dia 10 de fevereiro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada em todo país, está em vigor em todas as Unidades de Saúde de Fernandópolis e segue até o dia 13 de março.
Nessa primeira etapa, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como objetivo imunizar crianças de 5 anos a jovens de 19 anos 11 meses e 29 dias.
Desde o início da campanha, 950 pessoas já compareceram às unidades de Saúde e, destas, 39 estavam em situação irregular e foram imunizadas, tomando a vacina.
 

O SARAMPO

O sarampo é uma doença que voltou a preocupar no país e para evitar novos casos, diversas campanhas e orientações vêm sendo realizadas pela rede pública de saúde, a fim de orientar à população sobre a importância da vacina, que é a principal medida de prevenção.
A transmissão ocorre quando a pessoa infectada fala, tosse, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo pode ser transmitido entre seis dias antes e quatro dias depois da erupção. Os principais sinais da doença são: febre alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal-estar intenso e manchas vermelhas, que podem ocorrer após 3 ou 5 dias dos primeiros sintomas.