Saúde

Campanha “Maior que o AVC” realiza ação hoje, 28, na Praça da Matriz



Campanha “Maior que o AVC” realiza ação hoje, 28, na Praça da Matriz

Amanhã, 29, é o Dia Mundial do AVC– Acidente Vascular Cerebral, data em que o país se une ao restante do mundo para realizar um alerta para os fatores de riscos da doença, recomendações para prevenção e falar sobre a importância do atendimento de urgência e emergência. Para marcar a data, será realizada hoje, 28, na Praça da Matriz (ao lado da Livraria Paroquial), uma ação com a participação de médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e estudantes universitários com o objetivo de orientar a população para a prevenção da doença.

“Nossa função enquanto falamos de Campanha do AVC é a prevenção. Neste dia, estaremos orientando, entregando panfletos explicativos, teremos um local de acolhimento para verificar a pressão arterial, orientar o que fazer após um AVC, também teremos um circuito motor com dança, música e a participação dos alunos para poder incentivar a prática e reconhecer a importância da atividade física”, explicou a fisioterapeuta Luciana Marques Barros uma das coordenadoras da campanha em Fernandópolis ao lado da médica neurologista, Dra. Francisca Goreth Malheiro Moraes Fantini que é a entrevistada de hoje no Observatório – Página 11.

O AVC já é considerado a maior causa de mortalidade no Brasil em 2023. Segundo dados da Rede Brasil AVC, apenas no primeiro semestre deste ano, foram registradas 50.291 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (47.368) e Covid-19 (6.702).

De acordo com a fisioterapeuta, quando uma pessoa tem um AVC cada minuto faz toda a diferença tanto no atendimento e estabilização do paciente, quanto no início da reabilitação. “A reabilitação começa logo após a estabilização, ainda no hospital com um trabalho específico. Quanto mais precoce possível iniciar a reabilitação melhor”, destaca.

Luciana ainda destaca que o “prazo” para recuperar o dano causado pelo AVC é de até 90 dias. “Temos um prazo para que sejam recuperadas as funções e fazer com que o paciente reaprenda. Se a reabilitação for iniciada logo após a estabilização do paciente e continuar com o acompanhamento multidisciplinar, é possível resultados excelentes”, completa.

Todas as dúvidas sobre a doença e formas de prevenção poderão ser esclarecidas hoje, gratuitamente, com os profissionais das 08 às 11h30.