Saúde

Carreta da mamografia realiza exames gratuitamente até o dia 25 na UPA



Carreta da mamografia realiza exames gratuitamente até o dia 25 na UPA

Desde a última terça-feira, 14, a carreta da mamografia do programa “Mulheres de Peito” está estacionada no estacionamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – realizando exames gratuitos em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. A ação é uma parceria entre Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Fernandópolis que realiza sem nenhuma burocracia o exame e incentiva o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na primeira semana tiveram prioridade, as mulheres que aguardavam pelo exame com a solicitação médica e que foram convocadas pela Unidade Básica de Saúde. A partir de agora, não será necessário o pedido médico para a realização do exame, basta apresentar RG e cartão SUS. Serão distribuídas 50 senhas por dia e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.
A expectativa da Secretaria de Saúde do município é realizar mais de 500 exames durante esse período. “O processo é bem rápido, basta apresentar os documentos para fazer o cadastro e a triagem e aguardar para fazer o exame”, explica o secretário, Ivan Veronesi.
De acordo com o secretário a ideia é zerar a fila dos exames de mamografia no município. “Nossa população ficou mais de dois anos sem realizar esse exame e houve um aumento da demanda. Atualmente, mais de 300 mulheres já estavam aguardando a retomada para realização do exame”. 
As mulheres com idades entre 35 e 49 anos que desejam realizar o exame e ainda não possuem encaminhamento médico também poderão fazê-lo. “Nós temos os profissionais que estão fazendo a triagem na UPA e na hora é feito o encaminhamento para que o exame seja realizado. O que não podemos é deixar de atender, pois a prevenção é o melhor remédio”, finaliza.