Cultura

‘Casa do Artesão’ é oficialmente inaugurada na Praça Joaquim Antônio Pereira



‘Casa do Artesão’ é oficialmente inaugurada na Praça Joaquim Antônio Pereira

Fechando a programação de aniversário dos 83 anos de Fernandópolis, a Prefeitura inaugurou na noite desta terça-feira, 31, a ‘Casa do Artesão ‘Helivane Maria Botelho da Silveira Moraes’.

Localizado na Praça ‘Joaquim Antônio Pereira’, o espaço oferece aos artesãos do município uma área que possam expor seus produtos, divulgar seus trabalhos e realizar oficinas de capacitação.

Participaram da cerimônia, o prefeito André Pessuto, o diretor da Secretaria Estadual de Turismo, Antônio Vaz Serralha, vereadores, membros da família da homenageada, representantes da sociedade civil, artistas e artesãos de Fernandópolis.

“Hoje é um dia de muita alegria, quem me conhece sabe que há décadas defendo a ideia do turismo e da cultura como fontes de geração de emprego e de lazer para a população. Desde que assumimos a administração em 2017, estamos trabalhando muito nesse sentido, principalmente com a iniciativa privada e hoje o turismo já é uma realidade no município”, destacou o prefeito André Pessuto.

Representando a Câmara de Vereadores, o vice-presidente do legislativo local João Garcia Gomes Filho ressaltou o trabalho que vem sendo realizado na cidade em torno do turismo. Já o representante do Governo de São Paulo parabenizou os projetos que estão sendo desenvolvidos em Fernandópolis e que o município vem seguindo com muita responsabilidade todas as etapas do MIT – Município de Interesse Turístico.

A família da homenageada agradeceu o reconhecimento concedido pelos vereadores e prefeito a homenageada Helivane Maria Botelho da Silveira Moraes, que leva nome a Casa do Artesão.

O prédio faz parte da segunda etapa de revitalização da Praça Joaquim Antônio Pereira referente ao MIT – Município de Interesse Turístico do Governo do Estado de São Paulo. A obra teve o investimento de R$ 274 mil com 90 m2 de construção, cozinha, área de exposição de produtos e banheiros interno e externos.

HOMENAGEADA

Helivane Maria Botelho da Silveira Moraes nasceu na cidade de Paulo de Faria. Era professora formada na faculdade de filosofia em ciências e letras de Jales e foi contratada pela Secretaria Municipal de Cultura de Fernandópolis no período de 1998-2003 para prestação de serviços de educação artesanal nos bairros do município. Também foi professora do projeto “Germinar” pela Associação Comunitária em Aparecida D´Oeste, prestou serviços no SEBAR por meio de Sindicatos Rurais do Estado e foi homenageada pelos serviços prestados à comunidade fernandopolense com a medalha 22 de maio no ano de 2004. Ela faleceu no dia 01 de outubro de 2018, aos 66 anos de idade vítima de um câncer.