Saúde

Casos de Covid-19 aumentam 520% em junho em Fernandópolis



Casos de Covid-19 aumentam 520%  em junho em Fernandópolis

Na segunda-feira, 29, Fernandópolis vai completar 100 dias de quarentena por conta da pandemia do coronavírus dois dias antes do Estado. Neste período, a cidade foi do funcionamento apenas dos serviços essenciais, a liberações que permitiram a retomada paulatina da economia. Desde o início do mês, Fernandópolis e região estão na zona laranja do Plano São Paulo de flexibilização do governo do Estado. E vai permanecer assim por mais 15 dias (veja matéria abaixo).
O avanço do coronavírus em Fernandópolis e na região ganhou força neste mês de junho elevou o nível de estresse para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento.
De 64 casos positivos em 31 de maio, a cidade deu um salto para 398, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (veja ao lado). Crescimento de 520%. Foi nesse mês que a cidade registrou três mortes ligadas ao vírus.
Essa ascensão exponencial da curva de contágio, atribuída pela equipe do Comitê de Contingenciamento da Covid-19 em Fernandópolis, a festas, churrascos e confraternizações, além de maior testagem, frustrou a expectativa de donos de bares e restaurantes que apostavam na abertura ainda este mês, o que não ocorreu. 
De outro lado, a boa noticia é que o número de fernandopolenses curados também vem aumentando. Neste mês a taxa de cura subiu 350%. Conforme o boletim, 200 pessoas já receberam alta. Nove pessoas estão internadas na Santa Casa de Fernandópolis, 3 delas na UTI. 

Emoção na Saída

Emoção na Saída

Ao som do violão e sob o cântico coletivo dos profissionais da Saúde e do Comitê de Contingência da Prefeitura de Fernandópolis ou passando por um corredor cercado de doutores e enfermeiros que aplaudem de pé, pacientes que venceram a Covid-19 deixam a Unidade II da Santa Casa. A Ala Especial para pacientes com Covid-19 tem testemunhado a luta de quem sofre a doença e de quem se esforça dia e noite para curar os enfermos pelo inimigo invisível, o coronavírus.

Embora esteja saindo numa cadeira de rodas, o procedimento é apenas uma recomendação, que rapidamente é substituída pela alegria de vencer a doença e de receber uma linda homenagem dos que mais cuidaram deles no período da enfermidade. No dia 22 de junho, o paciente José de Souza Gomes, 53 anos, morador de Fernandópolis, venceu a batalha contra a Covid-19. Na saída, foi homenageado pela equipe que cuidou tão bem dele. Já no dia 25 de junho, foi a vez do paciente Valdir dos Santos Rosa, 50 anos, de Fernandópolis, que também venceu a batalha contra a Covid-19. Em ambos os casos, o resultado foi comemorado pela equipe médica e pelos familiares. 

Para quem esteve em estado grave no leito de uma UTI, a liberdade é dividida pelo sentimento de eterna gratidão entre quem cuidou tão bem por mero amor à profissão, aos familiares que ficaram torcendo pelo retorno deles e pelos amigos que apoiaram os enfermos o tempo todo. 
Outra imagem que ganhou a internet no final de semana foi do ex-jogador do Fefecê Mauro Viriato Mendes, pai do ex-jogador Maurinho (que também jogou no Fefecê, Santos, Cruzeiro, São Paulo e Seleção Brasileira). Mauro está morando em Santos e foi contaminado pela Covid-19. Após permanecer internado na Santa Casa de Santos, recebeu alta e foi aplaudido pela equipe do hospital. Ele é irmão de José Carlos Viriato Mendes, ex-técnico do Fefecê.