Saúde

Casos de Covid-19 aumentam em Fernandópolis na última semana do ano



Casos de Covid-19 aumentam em Fernandópolis na última semana do ano

Após ficar 11 dias sem registrar novos casos positivos de Covid-19, os números voltam a subir na última semana do ano em Fernandópolis. De segunda-feira, 27, até ontem, 30, foram registrados 25 novos casos positivos da doença.

No Brasil os casos triplicaram nos últimos sete dias. Na semana passada o número de casos diários era de 3,6 mil. Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, 30, foram 13.405 casos registrados em apenas 24 horas.

Com as festas de réveillon, aumenta a preocupação das autoridades de saúde com relação a doença. Segundo dados do jornal Diário da Região, em uma semana o número de pacientes que procuraram a unidade respiratória do Hospital de Base de Rio Preto subiu da média diária de 30 para 140 – aumento de 366%. Crescimento motivado pelas festas do período natalino e que preocupa a direção do hospital, já que agora vêm as confraternizações para a virada de ano.

Desde a desativação da unidade Covid-19 da Santa Casa de Fernandópolis, em 20 de dezembro, o Hospital de Base de Rio Preto tornou-se referência para atendimento de pacientes que necessitam de internação em decorrência da doença.

“Estamos bastante preocupados. Primeiro, pelo aumento do atendimento que já vem acontecendo há poucos dias. Há cinco dias, estávamos cogitando fechar a nossa unidade respiratória, centralizar o atendimento no convênio e no SUS”, afirmou o diretor-executivo do HB, Jorge Fares. Dos 140 pacientes em média, cerca de 20% têm confirmação de Covid, o restante é acometido por outros tipos de vírus gripais – que em geral são transmitidos de formas semelhantes.

Fernandópolis possui atualmente 53 casos ativos da doença e 82 suspeitos. O número de pacientes recuperados subiu para 13.582 e os óbitos são 356, desde o início da pandemia.