Saúde

Casos de Covid aumentam e escola recomenda o uso de máscara no ambiente escolar



Casos de Covid aumentam e escola recomenda o uso de máscara no ambiente escolar

Um comunicado enviado pela equipe gestora da EMEF Profª Ivonete Amaral da Silva Rosa recomendando o uso de máscara dentro do ambiente escolar ganhou as redes sociais essa semana e causou inúmeros questionamentos da população. Inclusive sobre um possível aumento no número de casos de infectados pela Covid-19 o que foi confirmado com boletim extraordinário divulgado pela Saúde na última quinta-feira.
O comunicado enviado aos pais, alunos e funcionários dizia: “A equipe Gestora, juntamente com conselho de escola, vem através deste comunicado RECOMENDAR o uso de máscara dentro do ambiente escolar. Observou-se aumento no número de casos positivos para a Covid-19. Além disso, há muitos alunos com sintomas gripais. Outra situação preocupante é o crescente número de alunos com virose. Portanto, solicitamos aos pais que deixem em casa os seus filhos que apresentarem sintomas gripais ou estejam com virose, afastados por recomendação médica. Vamos juntos cuidar das nossas crianças!!*Lembrando que estamos SUGERINDO, uma vez que o decreto em vigência desobriga o uso de máscara!”.
Questionada sobre o teor do comunicado a Secretaria Municipal de Saúde do município se manifestou por meio de uma nota onde diz que vem acompanhando e monitorando os casos positivos de Covid, bem como os casos de síndromes gripais. “ Precisamos destacar que a pandemia ainda não acabou e a direção da escola apenas orientou aos pais para que redobrem a atenção e os cuidados, em especial, verificando possíveis sintomas gripais nas crianças e que evitem enviá-las para a escola. Reafirmamos que as decisões tomadas em Fernandópolis foram e continuam sendo técnicas, baseadas em análise do Comitê de Contingência. Se futuras novas ações precisarem ser tomadas, iremos agir, mas para o momento não se faz necessária de forma obrigatória, e sim, de orientação”.
A secretaria também destacou as ações preventivas durante a pandemia. “Elas renderam ótimos resultados para Fernandópolis, em especial, alto índice de vacinação da sua população e baixa letalidade. O que a escola Ivonete fez, de forma coerente, foi recomendar e não obrigar o uso de máscaras neste momento”.
BOLETIM EXTRAORDINÁRIO
Segundo o último boletim epidemiológico semanal divulgado na noite de segunda-feira, 09, foram registrados 35 novos casos positivos, sendo uma média de cinco casos por dia, e 12 suspeitos. No boletim anterior o número foi de nove casos positivos em sete dias.
Após o envio dos dados semanais, a Secretaria de Comunicação da prefeitura divulgou na quinta-feira, 12, uma edição extraordinária com o registro de 64 novos casos nos últimos três dias, sendo uma média de 21,33 por dia. O número de suspeitos também subiu para 57.
Ontem, 13, a cidade completou 30 dias sem nenhum registro de óbitos pela doença. Desde o início da pandemia foram registrados 389 óbitos pela doença.