Saúde

Casos de dengue aumentam mais de 130% este ano em relação a 2020



Casos de dengue aumentam mais de 130% este ano em relação a 2020

De acordo com dados da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Fernandópolis, já foram registrados esse ano 2.386 casos positivos de dengue. Em 2020 o número foi de 1.003, ou seja, um aumento de 137,88% . 
Porém, apesar do aumento no número de casos, não foi registrada nenhuma morte em decorrência da doença esse ano. Em 2020 duas pessoas foram vítimas da dengue, em Fernandópolis. 
Segundo informou a secretaria, para combater a Dengue, a visitação nas casas em busca de focos do mosquito continua sendo feita constantemente pela equipe de controle de vetores da Secretaria Municipal da Saúde. “O trabalho de prevenção da vigilância epidemiológica consiste em orientar moradores a se desfazerem de material que deveria estar no lixo, bem como a adotarem os cuidados já conhecidos para combater a proliferação do mosquito, com o fim de pontos onde pode haver acúmulo de água, como em vasos de plantas, garrafas, latas, baldes, pneus, entre outros”, destaca.
Na última semana, o município participou da Semana de Prevenção e Mobilização contra as Arboviroses, realizada pelo governo estadual, que teve como objetivo promover ações para reduzir a infestação do Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue, nesse período de temperaturas altas e incidência de chuvas, que é tão favorável para a proliferação do inseto.
“É de fundamental importância a participação da população para a eliminação de recipientes que possam ser criadouros do mosquito. Se cada um fizer sua parte, teremos mais chances de alcançar o sucesso contra o Aedes Aegypt. Evite focos do mosquito em sua casa, pois só venceremos essa luta se cada um fizer a sua parte”, comentou o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.

ACIDENTES COM ESCORPIÕES
Ao contrário da dengue, o número de acidentes com picadas de escorpiões em Fernandópolis reduziu 16,34%. Em 2020 foram registrados 312 casos e esse ano, até o momento, são 261 casos de acidentes com o animal.
A secretaria de comunicação disse que a maioria dos acidentes aconteceram em residências e alerta em caso de picada de escorpião, a pessoa procurar o mais rápido possível por atendimento médico ou ligar para o SAMU no 192.