A CATI Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Fernandópolis, registrou queda no volume de chuva, em relação a 2007. Em janeiro daquele ano choveu 187,4 mm a mais, se comparado a janeiro deste ano, quando foram registrados 381 mm. Durante todo o mês de janeiro foram registrados 381 mm de precipitação pluviométrica, contra 568,4 mm no ano anterior.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), porém, tem alertado a população da ocorrência de fortes chuvas na região. As mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de grande intensidade, geralmente no período da tarde, são uma característica marcante do verão.
Dados da Sedec mostram que apesar do volume de chuva que foi registrado ser inferior ao de janeiro de 2007, a precipitação acumulada na região já representa 75% do total esperado para o período, somando 165 mm.
Chuvas fortes amenizam temperaturas no município
Especialistas da UNESP Ilha Solteira explicam que a chuva é bem-vinda em todo o país, tanto para a agricultura e pecuária como para o abastecimento dos reservatórios, pois a oferta de energia do sistema hidroelétrico depende essencialmente da chuva. Entretanto o forte calor e a elevada umidade do ar, característicos desta estação, provocam pancadas de chuva, que podem ser mais intensas em algumas localidades, gerando diversos problemas, como enchentes e erosão.