Saúde

CCZ anuncia vacinação de cães e gatos contra raiva com agendamento



CCZ anuncia vacinação de cães  e gatos contra raiva com agendamento

A vacinação antirrábica em cães e gatos passa a ser de rotina no CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Fernandópolis - e não mais apenas em campanhas específicas, como eram realizadas anteriormente.  Há cerca de dois anos a cidade não realiza campanha de vacinação contra a raiva, já que o município não tem recebido vacinas para

Para que o animal seja imunizado, seu tutor deverá fazer o agendamento, com data a horário definidos com antecedência no telefone do CCZ (17) 3462-3341.

A vacinação contra a raiva deve ser anual e a coordenadora do Centro de Zoonose, Daiane Fazzio, explica que a partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra a doença.

“Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Também é importante oferecer água e alimentação após a vacinação e o banho deve ser normal”, explica.

Para a vacinação, os cães devem ser conduzidos em coleira e guias por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal. Os cachorros bravos ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada. Já os gatos devem ser transportados em caixas adequadas e em segurança.